Limpeza Do Sax

Conheça algumas dicas sobre a limpeza do seu saxofone

Preparação

Para a limpeza do sax muitos são os detalhes e produtos específicos para serem usados. A limpeza é importantíssima para o aproveitamento do instrumento, além de ser higiênico para o saxofonista.

É essencial na limpeza do sax uma flanela macia, limpa e seca. Também é importante o uso de uma escova específica para boquilhas.

Alguns músicos também optam por utilizarem uma escova secadora que absorve a umidade do interior do sax, outros preferem utilizar uma ferramenta para secagem. Ela é formada por um lenço com uma tira comprida presa no seu centro e na outra extremidade da tira um peso. É utilizada passando pelo interior do instrumento a fim de proceder a secagem e limpeza do sax.

Quando Limpar

Após o uso do sax, procure passar uma flanela macia por todo o instrumento, corpo e chaves, retirando todo vestígio de umidade e marcas de digitais para total limpeza do sax. É importante ter o cuidado de não deixar essa flanela enroscar nos mecanismos, a fim de evitar qualquer dano ao instrumento.

Outro ponto importante na limpeza do sax é sempre lavar a boquilha após o uso do sax. Para isso é bom utilizar uma escova cilíndrica com cabo, especifica para a limpeza de boquilhas. Também pode se usar sabão neutro.

Para a limpeza das palhetas, lavar somente com água e secá-la cuidadosamente com um pano macio já é suficiente.

Produtos

Na limpeza do sax evite a utilização de polidores e outros produtos abrasivos no sax, pois podem desgastar o acabamento do instrumento, seja ele laqueado, niquelado, prateado ou dourado.

Alguns fabricantes sugerem a utilização de cera automotiva, tipo Grand Prix, para a limpeza do sax, pode usar em pequenas quantidades, mas o ideal é evitar usar qualquer tipo de produto, substituindo tudo por uma flanela macia, limpa e seca.

Disciplina

Procure manter a limpeza do sax como uma rotina. Dessa forma você estará com seu sax sempre limpo e bem cuidado, tornando sua atividade musical um grande prazer e aproveitamento pleno. A limpeza do sax é mais que uma atividade higiênica, é também para que o sax seja melhor aproveitado, e corretamente.

Limpar o saxofone deve se tornar uma rotina, para que ele esteja sempre limpo em bom estado de uso e assim, a sua prática musical seja sempre prazerosa.

Cuidado com produtos caseiros

na Internet existem várias dicas para limpeza e diversos materiais indicados. Porém, tome cuidado, nem tudo o que está disponível é realmente confiável.

Por exemplo, os materiais abaixo jamais devem ser utilizados em seu instrumento musical :

  • Limão e Sal
  • Vinagre
  • Bicarbonato de Sódio
  • Polidores como Brasso, Silvo ou Kaol
  • Creme Dental

Concluindo

O Saxofone é um instrumento caro e sensível. Por isso é melhor não se aventurar. Caso tenha dúvidas procure um profissional da área e ele poderá lhe ajudar.

Artigo Escrito Por
Wellington Gonçalves
27 de Fevereiro de 2017

comments

word