Cifra Melódica e a Partitura


A cifra melódica e a partitura não são concorrentes e possuem funções completamente diferentes. Entenda a diferença entre através deste artigo.


A Partitura

Imagine que um compositor precise escrever no papel a música que ele idealizou. Mas ele precisa escrever isso de maneira que qualquer pessoa, em qualquer lugar ou época, consiga tocar a música exatamente do jeito que ele compôs. Como ele faria isso ? Através da teoria musical, escrevendo a partitura da música.

Essa é a função da partitura. Possibilitar que a música possa ser tocada, mesmo que centenas de anos após a morte do compositor, exatamente do modo como ele imaginou. Para isso, existem regras e procedimentos claros que foram desenvolvidos ao longo de séculos e são o que hoje chamamos de teoria musical. É a produção de partituras através da teoria musical que possibilita a existência de orquestras que hoje executam obras de grandes compositores como Vivaldi, Mozart, Beethoven e outros.

A Cifra Melódica

A cifra melódica pertence a outro universo e possui um outro conjunto de regras, muito mais simples. A cifra melódica tem apenas a função de auxiliar o músico que deseja tocar algo que ele já conhece, mas, que não tem a partitura ou não lembra as notas exatamente. Na cifra melódica existem apenas duas informações. A nota da melodia e a altura (oitava) a qual ela pertence. Todas as outras informações como tempo e forma de execução estão dentro da cabeça do músico, previamente, porque ele já conhece a música que deseja tocar através da cifra melódica.

Desta forma, é importante destacar que a cifra melódica não existe para concorrer com a teoria musical e com a partitura. Não pertencem ao mesmo universo e ela não tem o mesmo objetivo e função. A partitura é a forma correta de escrever música, e a cifra melódica é a forma simplista e divertida de escrever as notas da melodia. Todo músico que consegue tocar partituras também consegue tocar cifras melódicas, desde que ele conheça a música que a cifra melódica está registrando as notas. Não é possível tocar uma cifra melódica se você não conhece a música antes. Mas, com a partitura, se você nunca ouviu a música mesmo assim conseguirá tocar ela com exatidão.

Por isso, espero que você saiba aproveitar o melhor dos dois mundos e ao mesmo tempo que torna-se um músico completo com o estudo da teoria musical também consegue usar a cifra melódica de forma divertida para tocar músicas que você já conhece.

Jimmy Christyan Weinschutz
Outubro-2016

comments

word
actual - web: 334 app android: 13 total: 347
record - web: 3094 app android: 44 total: 3138
conn(used:5 - open: 0)