A Diferença entre a Cifra Melódica e a Cifra Normal


A cifra para violão e teclado , também chamada de cifra harmônica, muitas vezes causa confusão quando comparada com a cifra melódica. Aprenda nesse artigo a diferença entre as duas.


Você já ouviu o termo cifra muitas vezes e sempre foi associado com violão e teclado. Isso porque a cifra já existe a muito tempo e ela tem a função de mostrar os acordes da música. Este tipo de cifra exige que o músico já conheça a música que vai tocar, é apenas um auxílio para que ele possa tocar os acordes na ordem certa.

Novo Termo

A cifra melódica é um termo novo, começou a ser usado em 2011, e pode causar confusão na cabeça daqueles que só conhecem a cifra para violão e teclado. Ela não tem acordes, mas, ao contrário, tem as notas da melodia da música. Assim como a cifra normal para violão e teclado, a cifra melódica exige que o músico já conheça a música que pretende tocar. Nesse aspecto é que ela se assemelha com a cifra normal, mas somente nisso.

A cifra para violão e teclado pode ser tocada apenas por instrumentos harmônicos, ou seja, instrumentos capazes de tocar no mínimo três notas ao mesmo tempo, com isso criando a possibilidade de produzir acordes. Outros instrumentos harmônicos são o piano, a gaita (aquela com teclado) , a escaleta, a guitarra elétrica e muitos outros. Todos esses instrumentos são capazes de tocar pelo menos no mínimo três notas ao mesmo tempo, por isso são considerados harmônicos.

Qualquer Instrumento

Esse não é o caso com a cifra melódica, que pode ser tocada por todos os instrumentos. Isso acontece porque só existem dois tipos de instrumentos que tocam notas musicais, os harmônicos e os melódicos, sendo que os instrumentos harmônicos podem, se o músico desejar, tocar apenas uma nota de cada vez, fazendo o papel de instrumento melódico. Nesse sentido podemos considerar o violão, o teclado e os outros instrumentos harmônicos mais completos, porque eles conseguem tanto tocar acordes como também notas isoladas como em um solo.

Assim sendo, a cifra melódica pode ser tocada por instrumentos solistas como a flauta-doce, o saxofone o trompete e outros, e também pode ser tocadas por instrumentos que são harmônicos. Dessa forma a cifra melódica não existe para concorrer com a cifra normal, mas, para complementar.

Jimmy Christyan Weinschutz
Outubro-2016

comments

word
actual - web: 455 app android: 0 total: 455
record - web: 3094 app android: 44 total: 3138
conn(used:5 - open: 0)