Como Tocar Uma Cifra Melódica

Aprenda aqui como ler e tocar uma cifra melódica. Como identificar as notas e as alturas das notas. Aprenda rápido e toque fácil!

Notas Graves e Agudas

A cifra melódica não tem uma marcação de tempo, mas, possui uma marcação de altura da nota. As notas minúsculas são mais graves do que as notas maiúsculas, que são agudas. Alguns instrumentos possuem mais de duas oitavas, como o saxofone, o clarinete e o piano. Para esses casos existem as notas minúsculas com o número 1 para as notas gravíssimas e as notas maiúsculas com o número 3 para os agudíssimos. Além disso, nosso site utiliza uma marcação de cores para separar estas notas também. No final, as notas ficam desta forma :

ajuda para notas
Sendo que a nota mais grave possível é o do1 e a mais aguda possível é o SI3

Notas Impossíveis de Tocar

A maioria das músicas utiliza no máximo duas oitavas, ficando entre as notas graves e agudas, mas, outras são mais complexas e usam notas gravíssimas e/ou agudíssimas. As vezes determinados instrumentos não podem tocar estas notas, mas, como elas fazem parte da música acabam aparecendo na cifra melódica, afinal, elas existem mesmo.

Nestes casos, você deve encontrar uma nota alternativa, geralmente dentro do acorde harmônico que está sendo tocado junto com a músicas ou então, mais fácil ainda, apenas prolongar a última nota tocada.

Meu Instrumento Não Está Na Lista

Nesse caso você deve procurar saber se seu instrumento é transpositor ou não. Um instrumento transpositor é aquele que não emite exatamente o som da nota tocada. Por exemplo, o piano não é um instrumento transpositor, e quando é tocada a nota Dó no piano nosso ouvido, ou um afinador, vai ouvir a nota Dó mesmo. Mas, um clarinete, por exemplo, é um instrumento transpositor, e quando um clarinete toca a nota Dó, nosso ouvido, ou um afinador, ouve a nota Si Bemol.

Depois que você descobrir se seu instrumento não listado é transpositor ou não, você tem duas opções :

  1. Se não é transpositor, use as notas para o instrumento piano. Vai dar certo.

  2. Se é transpositor, mudo os semitons da cifra melódica até encontrar a transposição correta para você.

comments

word
actual - web: 100 app android: 0 total: 100
record - web: 3094 app android: 44 total: 3138
conn(used:5 - open: 0)