Cifra Melódica
0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Z
usuário
senha
suas favoritas ENVIAR
CIFRA MELÓDICA
sugestões do site

Como a música pode ser escrita ?

Existem várias maneiras de escrever música em papel para que outra pessoa possa tocar. A Partitura, que é a forma mais completa, as cifras que é muitas vezes limitada à harmonia e as notas transcritas, que é conhecida também como cifra melódica.

Partitura

A partitura é a forma mais completa para escrever músicas. Desenvolvida por séculos ela alcançou o estado da arte da escrita musical. Com a partitura um músico que nunca ouviu aquela música pode toca-la com perfeição. Se uma partitura do século 18 for encontrada , de uma música desconhecida, o músico pode tocar ela, hoje, exatamente da maneira como o compositor imaginou a música. Isso acontece porque na paritura temos todos os elementos necessários para isso, como as notas, os tempos, as interpretações, os retornos, tudo !

A partitura está para a música assim como a escrita está para a literatura. Se você não conhece uma história, nunca ouviu ela, mas, ela está escrita em um livro, basta ler e você saberá tudo. Porém, aquele que não sabe ler terá que pedir para alguém contar para ele a história. Assim é com a música em partitura. Quem não sabe ler partitura tem que obrigatóriamente ouvir de alguma outra fonte a música sendo tocada primeiro para poder conhecê-la. Um músico que não sabe ler partitura é equivalente a um contador de histórias que não sabe ler. Pode até contar histórias muito bem, mas, sempre dependerá de outros para conhecer novas histórias.

Cifra

A cifra é uma excelente ferramenta para auxiliar o músico a tocar uma música que ele já ouviu alguma vez. É obrigatório ouvir a música antes de toca-lá por cifra, porque na cifra não a indicações de tempos e pulsações como na partitura. Em 99,99% dos casos a cifra traz apenas a linha harmônica da música e a linha melódica é feita pela voz.

A cifra , quando feita para teclado, trará simbolos que representam acordes. Estes acordes devem ser executados acompanhando a parte cantadada da música, criando assim a base harmônica.

Cifra Melódica ou Notas Transcritas da Melodia

As notas transcritas ou cifra melódica tem o mesmo princípio da cifra normal, porém foi feita para representar a linha melódica da música e não a harmonia. Neste caso, assim como na cifra normal, não é possível tocar a música sem antes ter ouvido ela em algum lugar, porque na cifra melódica não há tempos e ritmos.

A cifra normal é utilizada para instrumentos harmônicos como teclado e violão e a cifra melódica é utilizada para instrumentos como melódicos como flauta, sax, clarinete, trompete, violino e outros.

Partitura Cifra Cifra Melódica
Precisa ouvir a música antes ? Não Sim

Sim

Tem todos os elementos musicais ? Sim Não

Não

Pode ser facilmente lida com pouco estudo ? Não Sim

Sim

Grande acervo de músicas ? Sim Sim

Não

Representa a música fielmente ? Sim Não

Não

atenção
1. Não faça pedidos de música neste local, use a página de contato.
2. Não seja mal-educado para que seu recado não seja apagado.
3. Não reclame que não tem partitura, este é um site de cifras melódicas, não partituras !

Seu Nome :
Comentário
Digite a palavra carregando... :

On-line: 31
Last : (292) em 4/5/2014 12:54:54 PM
(c) 2010-2012 Jimmy Christyan
4/20/2014 2:41:37 AM

rss

Cifra Melódica para flauta doce.

Cifra para flauta.

Cifra para sax.

Cifra para trompete. Cifra para clarinete.

Cifra para violino.

Milhares de músicas para flauta doce, violino, escaleta, trompete, clarinete, saxofone, violino e outros instrumentos melódicos.