Como Escrever uma Cifra Melódica

Aprenda aqui como escrever uma cifra melódica. Esse processo também é conhecido como transcrição de uma música em uma cifra melódica.

Quatro Dicas Para Você Começar a Escrever Suas Próprias Cifras Melódicas.


1 Estude a música! Escute a música desejada milhares de vezes e observe as dinâmicas da música.

2 Ache a partitura! Isso não é obrigatório mas ajuda muito se você encontrar a partitura e souber como ler. Procure na internet pela "Partitura" da música que você quer. Isso irá facilitar todo o trabalho.

3 Conheça as notas musicais. Quanto mais você souber melhor será o resultado. Aprenda as escalas, o campo harmônico, a melodia e etc...

4 Tenha paciência. Já aviso logo, este processo é muito demorado e requer muita atenção.

Primeiro Passo - Descobrindo a Tonalidade


Encontre a tonalidade da música, ou seja, em qual tom ou qual escala a música utiliza. Algumas músicas sobem de tom, ou seja, em alguma parte da música a escala é alterada.

Saber isso é primordial, sem essa informação fica muito mais difícil identificar todas as notas da música, uma vez que você já sabendo a escala da música , você reduz de 12 notas para praticamente 7 notas (são 12 escalas e cada escala tem 7 notas)

Tendo a partitura em mãos, fica extremamente fácil descobrir isso, basta ver a "Armadura de Claves". Duvidas procurar na internet sobre.

Caso não tenha a partitura, tenha pelo menos a música em MP3 ou o playback dela. Com isso você poderá "jogar" esse arquivo no seguinte site: audiokeychain

Esse site fará todo o trabalho de identificar a tonalidade da música, ele acerta o tom 90% dos arquivos. Caso a música tenha mudança de tom/escala, ele irá informar somente 1 das tonalidades. Ele também diz o BPM.

Confirme se o tom informado pelo site está correto usando algum instrumento, já que você terá a escala em mãos, toque as notas da escala aleatoriamente junto com a música.

Caso não tenha nenhum instrumento em mãos, use o programa Everyone Piano. Ele é especial porque você consegue configurar qual tonalidade você quer tocar o piano no computador e todas as notas (teclas do teclado) serão do tom escolhido.

Segundo Passo - Transcrevendo as Notas


Antes de tudo, saiba que transcrever é ouvir e escrever.

Ouça a música repetidas vezes acompanhando com o instrumento ou o Everyone Piano.

Divida a música em estrofes, refrão, pontes, solos, etc... saiba identificar cada parte e quando alguma dessas partes se repetem durante a música

Em cada parte, divida as frases, o mais curto possível, conte as silabas de cada palavra (igual como se fala, cada silaba na música é uma nota)

Caso fique difícil, faça palavra por palavra

Por método de tentativa e erro, toque as notas da escala tentando descobrir as silabas das palavras, uma por uma e anote a que "encaixar" melhor, ou seja, a nota que for mais fiel a silaba naquela palavra

Apos conseguir formar uma frase, toque-a no instrumento

Faça isso em toda música, no final toque tudo junto com o áudio da música ou o playback

Artigo Escrito Por
Reiner Vinícius
12 de Agosto de 2016

comments

word
users(857) Connections(used:3 - open: 0 - no mobile
CCBot/2.0 (http://commoncrawl.org/faq/)