Cifra Melódica e Outros Instrumentos


Muita gente acha que a cifra melódica existe apenas para flauta-doce. Isso é um engano muito grande e nesse artigo explico como você pode usar as cifras melódicas para o seu instrumento.


A flauta-doce no Brasil possui muitos entusiastas e apaixonados. Foi através desta grande quantidade de flautistas e com a facilidade que a internet trouxe na comunicação entre eles que surgiram as primeiras versões do que hoje conhecemos como cifra melódica.

Estas pessoas começaram a escrever as notas da melodia em arquivos texto que eram trocados através de e-mails e em antigas redes sociais, como o Orkut. Mas, sem saber, aqueles primeiros passos foram muito felizes na jornada do nascimento da cifra melódica por um fator muito importante. A flauta-doce é um instrumento não transpositor afinado em Dó.

Com isso, todas as notas que era produzidas para serem tocadas na flauta-doce podiam ser tocadas imediatamente, sem nenhuma alteração, em outros instrumentos não transpositores em Dó, como a flauta transversal, o violino, o piano e o teclado. Dessa forma, músicos que tocam outros instrumentos em Dó puderam se beneficiar deste legado e passaram também eles próprios a produzirem novas cifras melódicas.

Mas nem todos possuem instrumentos não transpositores. Existem muitas pessoas que tocam instrumentos transpositores como saxofone, clarinete, trompete e outros. O que acontece quando eles pegam uma cifra melódica para instrumento em Dó e tentam tocar ? Sai música !
Isso acontece porque as notas da melodia não são diferentes, o que vai ficar diferente é a tonalidade da música. Uma vez que estes instrumentos transpositores estão em outra tonalidade,ao tocar uma cifra melódica a música vai parecer correta, mas em uma tonalidade diferente.

Para lidar essa característica o nosso site dispõe de um transpositor automático. Basta que você selecione o instrumento no qual deseja tocar a cifra melódica e o site faz todas as contas necessárias para transpor cada nota da cifra melódica para a nota que você precisa tocar, para ficar na mesma tonalidade dos outros instrumentos.

Então, não importa qual instrumento você toca, a cifra melódica serve para todos eles! Basta tocar!

Jimmy Christyan Weinschutz
Outubro-2016

comments

word
actual - web: 469 app android: 14 total: 483
record - web: 1443 app android: 43 total: 1486
conn(used:5 - open: 0)